plastificadora dental

A plastificadora dental e a técnica de termoformagem

As plastificadoras dentais são equipamentos a vácuo que confeccionam cópias com base em modelos em gesso. Elas utilizam material termoplástico, assim como calor e pressão para modelá-los. Dependendo das propriedades desse material, pode-se criar diversos produtos, indicados para as mais variadas situações. Alguns deles são os protetores bucais, placas de bruxismo, placas miorrelaxantes, placas base para plano de mordida, moldeiras para clareamento caseiro, moldeiras individuais e moldeiras para fluoretação.

Vemos que as plastificadoras auxiliam tanto em tratamentos para tornar os dentes mais brancos quanto para ajudar pacientes que sofrem em razão da compressão exagerada dos dentes desencadeada pelo bruxismo. As possibilidades são muitas.

Além disso, é importante mencionar que cada uma dessas aplicações é possível por causa da termoformagem. Uma técnica bastante empregada na indústria de manufatura e que, graças à plastificadora dental, pôde ser trazida para a odontologia.

Vamos conhecer a seguir um pouco mais sobre como a termoformagem funciona!

Termoformagem: das indústrias para os laboratórios

A termoformagem é uma técnica de alta precisão apesar de também fazer parte do cenário da produção industrial em massa. Por essa razão não houve dificuldades em direcioná-la para uma produção em menor escala e personalizada. Nos consultórios dentários, ela é capaz de entregar a riqueza de detalhes necessária, assim como a resistência, durabilidade e beleza tão valorizados na ortodontia.

Durante a termoformagem, a placa termoplástica recebe calor e “amolece”. Por meio do vácuo da plastificadora dental, esse material é esticado até que ganhe os contornos do modelo de gesso utilizado. Em seguida, a placa é refrigerada para que recupere sua rigidez, agora no formato ideal. Ou seja, no formato de uma moldeira individual ou de um protetor bucal, por exemplo. Bem simples, mas eficiente!

Qualidade da plastificadora dental aliada ao trabalho bem feito

A termoformagem dá à odontologia uma quantidade muito maior de opções para diversos tratamentos. Porém, devemos lembrar que a precisão da técnica não é alcançada por si só. Para obter o resultado esperado, com a qualidade necessária, não podemos deixar de contar com uma plastificadora dental de igual qualidade. Afinal, é o bom equilíbrio entre o calor e o poder de sucção durante o processo que assegura o acabamento e moldagem desejados.

Por isso, fique atento e pesquise bastante antes de fazer sua aquisição. Mas, caso precise de ajuda com isso, recomendamos que visite nossa loja online. A Odontomaster só trabalha com o que há de melhor no mercado porque sabemos que tratamentos bem feitos dependem disso!

Não deixe de conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.