A rotina dos profissionais da odontologia é composta pelos mais diferentes tipos de instrumentos e materiais destinados a procedimentos clínicos e cirúrgicos. Um dentre esses principais instrumentos são as peças de mão, também conhecidas como canetas odontológicas.
Essas canetas são instrumentos metálicos, voltados para diversas tarefas, dependendo do seu tipo. Continue a leitura para conhecer quais tipos são esses. Assim como outras informações a respeito da escolha das peças de mão ideais e a forma correta de higienizá-las.
Canetas de baixa rotação
Como indicado pela sua denominação, essa caneta possui uma rotação mais lenta. Girando a uma velocidade de cerca de 15 mil rpm (rotações por minuto). Por essa razão, quando utilizada, pode ser que o paciente sinta vibrações no dente.
Seu uso é recomendado para a retirada da estrutura dental amolecida. No entanto, sem deixar de preservar o tecido duro do dente.
Canetas de alta rotação
As canetas de alta rotação, por outro lado, apresentam uma velocidade de 400 mil rpm. E usam pressão de ar para executar a movimentação da turbina e têm um ruído agudo bastante característico.
Essa peça é utilizada em diversas atividades em consultórios odontológicos, tais como remoção e preparação de coroas, obturações, acesso ao canal radicular etc.
Peças de mão controladas por torque
Trata-se de uma peça de rotação e torque baixos. Por isso, são ótimas para preparar sistemas de canais radiculares com mais eficiência e rapidez.
Peças de mão elétricas
As peças de mão elétricas são modelos mais recentes e que fazem uso da eletricidade para o giro das turbinas. Graças a isso, o torque gerado é constante, o que a torna ideal para preparar coroas suaves.
Porém, essas peças são bem mais caras.
Peças de mão retas
Essas peças são mais simples e destinadas apenas para polir e alisar dentaduras em laboratório.
Como comprar a caneta odontológica ideal?
Existem algumas características da caneta odontológica que devem ser consideradas na hora da compra.
A escolha de um equipamento ergonômico é uma das principais! Como o profissional odontológico passa muitas horas trabalhando com os membros superiores, é importante que as peças de mão tenham sido desenvolvidas de modo a pensar em suas necessidades. Ou seja: que não contribuam para o surgimento de lesões nessa região do corpo e apresentem um peso e design ideal.
Não deixe também de procurar por canetas resistentes, que não se desgastam com facilidade. E certifique-se de que a ferramenta não obstrua o campo de visão dos dentes e demais estruturas bucais durante qualquer procedimento. A funcionalidade deve ser sempre mantida.
Além disso, é importante procurar por peças de mão com boa estabilidade. E também ficar atento à rotatividade das esferas, de que material são feitas, o prazo de duração de seu uso, sua vibração e ruídos que produzem normalmente. Alguns dos quais já vimos anteriormente!
Uma dica de ouro que vai te ajudar, e muito, na hora da compra é recorrer a revendedoras especializadas que forneçam apenas produtos de qualidade. Assim não tem erro!
Como higienizar as peças de mão de maneira correta?
Não importa a qualidade de um material, se não cuidarmos dele adequadamente, por certo ficará desgastado e ineficiente com bastante facilidade. Por isso, realizar a manutenção regular e correta das peças de mão é algo indispensável.
É importante higienizar as peças em um autoclave. Equipamento que é responsável por esterilizar materiais que não são descartáveis. Mas antes disso é necessário lubrificar e aplicar álcool em gel 70% na parte externa da caneta. E isso com a ajuda de uma escova, nada de fazer com as mãos. A lubrificação deve ser feita para que a peça não se desgaste. Já o álcool é necessário para remover detritos e camadas aderentes.
Gostou de todas essas informações e dicas? Então não deixe de lembrar da nossa dica de ouro para encontrar as peças de mão ideais para você: procure quem entende do assunto! Nós, da OdontoMaster estaremos sempre à disposição para entregar o que você precisa.