mini implante ortodôntico

Quando o mini implante ortodôntico é a melhor solução para o paciente?

O mini implante ortodôntico é, sem dúvida, um dos maiores avanços tidos nos últimos anos quando se trata da prática clínica ortodôntica. Além de ser muito mais prático do que os implantes dentários tradicionais, esse procedimento traz consigo benefícios em diversos níveis. Tanto a curto quanto a longo prazo.

O mini implante funciona, geralmente, como um apoio ao aparelho ortodôntico em situações específicas. Isso pode acontecer de maneira tanto direta quanto indireta. Mas o resultado é sempre o mesmo: o procedimento contribui para uma melhor movimentação dos dentes na arcada dentária. Assim, além de funcionarem como um mecanismo de ancoragem estrutural, também podem contribuir para o desenvolvimento dental do paciente.

Implantes tradicionais e mini implantes

Durante a realização do mini implante, são utilizados microparafusos de titânio que contam com uma espessura que vai de 1,2 a 2 milímetros. Essas peças são colocadas entre os ossos: na mandíbula, na maxila ou no palato.

Podemos observar que a técnica foi concebida para realizar o mínimo de intervenção possível. Ao contrário dos implantes tradicionais, o mini implante não tem como objetivo a substituição do dente. O procedimento busca tão somente auxiliar a movimentação de dentes já existentes.

Com isso, o implante comum é indicado em casos em que o dente é perdido pelo paciente e nos quais é necessário substituir a raiz faltante para, posteriormente, a prótese fixa ser colocada. Esse, como já sabemos, não é o caso do mini implante ortodôntico.

Assim sendo, esse procedimento é aplicado especialmente para ancorar os dentes, corrigir defeitos e melhorar a função e a aparência. Os movimentos são mais controlados e sem atrito. Além disso, os resultados são tidos em menos tempo, uma vez que as intervenções cirúrgicas são bem menores.

Outro grande diferencial do mini implante é que ele é feito especificamente para cada paciente, ou seja, é personalizado para cada caso. Por isso, a análise de um especialista passa a ser também essencial.

Para quais pacientes o mini implante ortodôntico é mais indicado?

Antes de qualquer coisa, ainda que apresentem grande versatilidade, os mini implantes não poderão ser indicados para todos os casos de problemas com crescimento e posicionamento dental. É imprescindível realizar uma avaliação conjunta entre o ortodontista e o implantologista para que a melhor decisão seja tomada e o tratamento seja realmente efetivo.

Existem casos em que pacientes precisam de um aparelho ortodôntico com maior fixação. A razão para isso é porque a movimentação dos dentes custa muito para de fato acontecer, e o tratamento se prolonga mais do que o desejado. Esses são os casos que mais recebem a indicação de mini implante.

Mas eles não se limitam aos aparelhos ortodônticos. Pacientes que não podem passar pelas cirurgias convencionais podem recorrer ao mini implante em vez do implante dentário. Por ser uma alternativa mais simples e segura.

Outro caso diz respeito a pacientes com perda óssea. Se a perda não for muito grande, há chances de se optar pelo mini implante, descartando, assim, a necessidade de recorrer ao enxerto ósseo.

Por fim, vejamos as principais melhorias decorrentes do tratamento com os mini implantes:

  • vedar qualquer lacuna entre as raízes dos dentes, de modo a evitar outras complicações;
  • melhorar disfunções na mordida, principalmente quando causam dor ou incômodo;
  • tratar intrusão e extrusão dos dentes molares, o que pode, inclusive, possibilitar uma harmonização facial;
  • auxiliar em casos de distalização e mesialização.

Os mini implantes ortodônticos podem ser recomendados para diversas situações, cabendo ao especialista determiná-las. Até mesmo para que seja descartada a possibilidade de hipersensibilidade a algum material utilizado no procedimento.

Gostou? Quer ter acesso a mais informações essenciais para a sua prática profissional? Acesse nosso blog e aproveite para dar uma conferida na nossa loja online também. Afinal a Odontomaster sempre escolhe o que é melhor para você e seu paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.