Lâmina de Bisturi

Lâminas de bisturi mais utilizadas na odontologia

Alguns procedimentos odontológicos são mais simples de se executar do que outros. À vista disso, existem variadas ferramentas para esses diferentes procedimentos, para que cada um deles possa ser realizado da maneira adequada. A lâmina de bisturi, por exemplo, é própria para intervenções mais delicadas: o corte de tecidos e a retirada de pontos. Ou seja, ela é especialmente voltada para procedimentos cirúrgicos. Além disso, precisamos ter em mente também que o tamanho das lâminas de bisturi pode variar de acordo com sua aplicação.

Neste blog, falaremos um pouco sobre elas, quais os tipos mais utilizados. Assim como algumas informações fundamentais. Confira!

Cabos para lâmicas de bisturi

Primeiramente, as lâminas de bisturi são descartáveis. Assim, sendo seu uso voltado apenas para um único procedimento, ela precisa de um cabo à parte. Pois é importante para que seja substituída sem dificuldade, de acordo com cada uso.

Tenha bastante consideração pela escolha do cabo da lâmina. Você terá que manejá-lo por bastante tempo. Qualquer desconforto pode prejudicar os atendimentos, a curto ou longo prazo. Seja durante ou posteriormente ao procedimento, em razão de algum tipo de dor provocada pelo uso constante. Então preze pela qualidade.

Como a escolha das lâminas de bisturi variam, o mesmo acontece com seus cabos. O cabo n° 3, o tipo mais comum, é utilizado com lâminas 10, 11, 12, 15 e 15c. Elas são próprias para cirurgias de maior precisão e delicadeza. O cabo n° 4, por outro lado, é voltado para as lâminas 20 e 21, que são lâminas maiores.

Tipos de lâmina de bisturi

As lâminas de bisturi são comercializadas em pacotes estéreis, para que sejam utilizadas com segurança e logo em seguida descartadas. Além do mais, existem variados tipos, que mudam em formato, tamanho e aplicabilidade. Veja cada um deles a seguir:

  • Número 10: sua parte cortante é arredondada, enquanto a parte de cima é reta. Ela é aplicada para incisões nos músculos e na pele.
  • Número 11: tem formato triangular, bem como uma ponta extremamente afiada. Isso permite que seja bem utilizada em incisões pequenas e na drenagem de abscessos.
  • Número 12: possui uma ponta curva cortante em sua face côncava. Graças a essa curva, que se assemelha a uma foice, é indicada para cortar tecidos gengivais com maior precisão. Além disso, é muito útil para realizar cortes em áreas de difícil alcance.
  • Número 15: conta com uma superfície cortante e uma extremidade pontiaguda, sendo ideal para incisões delicadas na pele, músculos ou periósteo.
  • Número 20 e 21: são parecidas com as lâminas de bisturi 10, mas possuem tamanho crescente.

Apesar da variedade que acabamos de ver, as lâminas de bisturi número 11, 12 e 15 marcam maior presença nos consultórios odontológicos por serem bastante utilizadas.

Agora, tendo em vista a atenção que esse material exige, convidamos você a visitar nossa loja online para dar uma olhada em nossas lâminas e cabos de bisturi. A Odonto Master se preocupa em oferecer serviços com a máxima segurança. Então pode contar conosco para o que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.