Kit Acadêmico

Como fazer a escolha ideal de kit acadêmico odontológico para ajudar nos seus estudos?

No momento em que se ingressa na faculdade de odontologia, um dos materiais pedidos é o kit acadêmico. Ele irá te acompanhar durante toda a jornada da sua formação. Não é à toa que é um dos principais instrumentos na prática da odontologia!

Mas do que se trata exatamente esse kit acadêmico? É com ele que compomos o famoso motorzinho! Tão utilizado durante diversos procedimentos, como realizar o tratamento, polimento, desgaste ou reabilitação de dentes, próteses, aparelhos, entre muitos outros materiais odontológicos. Ou seja, você sempre vai estar com ele à mão, então é muito importante fazer a escolha certa!

Como posso escolher o kit acadêmico certo para mim?

Antes de vir aqui, você já deve ter pesquisado e encontrado uma grande variedade de kits acadêmicos disponíveis no mercado, certo? Deve ter se deparado com uma grande variação de preços também. Então fez muito bem em fazer uma busca mais cuidadosa! Afinal, esse produto compreende um investimento importantíssimo, tanto para a sua vida acadêmica quanto para a vida profissional depois da graduação!

No mercado, pode-se facilmente encontrar produtos com preços tentadores, mas é preciso ficar atento. Muitos dos kits que encontramos por aí podem não ser de marcas confiáveis. Isso quer dizer que não apresentam a mesma qualidade. O que você deve buscar é um kit acadêmico que possa te acompanhar durante todos os anos de estudo — e mesmo depois de receber o diploma!

Investir no kit acadêmico certo significa mais segurança para você e para o paciente. Assim como a certeza de que todos os anos que estão por vir serão os melhores anos de aprendizado possíveis!

E para ajudar com isso, preparamos este blog, contendo as melhores dicas para você ser capaz de escolher o melhor kit para a sua vida acadêmica. Confira!

Design e ergonomia

Essa pode não parecer uma característica importante, mas com os anos você, sem dúvida, irá notar a diferença. Por isso, é fundamental fazer a escolha certa desde o começo. Porque no dia a dia da sua profissão, se não se cuidar, você estará suscetível a desenvolver lesões e dores. Principalmente na região dos punhos, ombros, braços, bem como lesões relacionadas à sua postura durante o trabalho.

Quando um equipamento é ergonômico, isso quer dizer que seu design foi pensado para se adaptar às suas necessidades. Sendo assim, ele contribui para que esse tipo de problema não afete o seu corpo. Preservando e cuidando da saúde dos seus membros superiores.

No mercado, opções ergonômicas não irão faltar. E você perceberá que elas são um pouco mais caras do que as demais. Mas já podemos concordar que esse é um aspecto que seu investimento não pode deixar de lado, certo?

Além disso, existem mais dois pontos aos quais vale a pena ficar atento. O primeiro é o peso do seu kit acadêmico. Preze por modelos mais leves e que não deixem suas mãos e punhos cansados facilmente. O segundo ponto diz respeito à textura do seu kit. Isso mesmo: a textura. Materiais mais lisos são mais simples de limpar! Em outras palavras: são mais higiênicos.

Caneta com push button

Há kits acadêmicos que contam com canetas com encaixe manual e há aqueles que contam com canetas com push button. Se você valoriza um trabalho eficiente, nós recomendamos que opte por um kit com caneta com push button.

Trata-se de uma caneta de alta rotação, que vem acompanhada de uma broca utilizada durante alguns procedimentos odontológicos. Uma caneta com push button é aquela que tem um botão que facilita na hora de remover a broca. Caso contrário, você precisaria usar um saca-brocas para poder retirá-la manualmente sempre que necessário.

Isso pode não parecer grande coisa, mas imagina ter que interromper o seu trabalho todas as vezes em que precisar trocar a broca? Isso é ainda pior quando a broca é trocada com frequência. Sem uma caneta com push button o atendimento será mais demorado.

Rolamento cerâmico

Muitas pessoas dizem ter medo de ir ao dentista. E não é difícil associar esse medo ao ruído emitido pelo motor utilizado em grande parte dos procedimentos. Por isso, ainda que nem todos os pacientes tenham esse tipo de receio, o melhor é prevenir e garantir o conforto de todos!

Tendo isso em mente, sugerimos que adquira um kit acadêmico que possua canetas com rolamento cerâmico. Além de emitirem menos ruídos, elas também duram mais!

Em qual kit acadêmico devo investir, afinal?

Levando em conta todas as recomendações que fizemos até aqui, chegou a hora de pesquisar. Pesquise bastante, procure por avaliações e obtenha o máximo de recomendações possível. Seja por meio da internet ou com pessoas conhecidas.

Como dissemos anteriormente, existem muitos tipos de kits acadêmicos no mercado e nem todos eles são de procedência confiável. Nada impede, é claro, que você compre um kit mais barato, tendo em vista que não são todos que possuem condições financeiras para adquirir uma opção mais cara. Mas tenha certeza de examinar muito bem o fabricante!

Além disso, se optar por um kit mais barato, tenha cuidado redobrado com os seus equipamentos. Limpe, lubrifique e armazene da maneira certa. Dessa forma, eles podem durar mais.

O problema, no entanto, é quando a rotina se torna mais pesada. Não será uma surpresa se os materiais não aguentarem por muito tempo. E é óbvio que o trabalho não pode parar por causa de contratempos desse tipo.

Por isso, a maioria acaba vendo no investimento um pouco maior a melhor alternativa. Afinal, o mais barato muitas vezes sai mais caro. Então, pense bem antes de tomar a sua decisão.

Não sabe por onde começar? Que tal acessar a área do estudante do nosso site?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.