halloween

Aproveitando os doces no Halloween sem deixar de cuidar da saúde da boca!

O Halloween é uma festividade tipicamente norte-americana. Mas aqui no Brasil nós também damos um jeitinho de comemorá-lo à nossa própria maneira. De qualquer forma, se há uma coisa que não pode faltar, seja por aqui ou por lá, são os doces! E sejamos sinceros, poucas pessoas pensam na saúde bucal na hora de aproveitar. Consequentemente, com a alta ingestão de açúcar, os dentes podem acabar sofrendo e fazendo o paciente sofrer.

Como dentista, você pode salvar o dia e realizar o tratamento adequado depois das festividades. Mas, em vez disso, é possível também educar os pacientes e sempre relembrar os cuidados essenciais que devemos ter com nossa boca. Até porque a negligência pode levar a problemas cada vez mais sérios.

Sendo assim, vejamos os principais cuidados a seguir!

Halloween: doces, travessuras e cuidado redobrado com a saúde bucal

Beber bastante água

Outubro é um mês quente no Brasil, mas não é só por isso que as pessoas devem ficar mais do que de olho na hidratação. Além de ser essencial para a saúde como um todo, a água também é essencial para a saúde bucal em razão da produção de saliva. A saliva cumpre dois papéis muito importantes: o de neutralizar a acidez produzida por bactérias, assim como proteger os dentes contra esses mesmos microrganismos.

Quando a boca fica muito seca, ela se torna um ambiente ideal para a proliferação de bactérias. Sem contar que a ingestão de doces por si só contribui bastante para a sensação de secura. Nesse caso temos uma combinação perigosa. Sendo assim: calor + doces do Halloween = beber bastante água!

Dar preferência a doces que não ficam muito tempo na boca

Dar preferência no Halloween a esses doces pode ajudar bastante a reduzir as chances de dano. Doces como balas, pirulitos e chicletes, além de ter excesso de açúcar, passam vários minutos na boca. Então digamos que um deles acaba contando por três.

Além disso, prestar atenção em guloseimas pegajosas, que ficam grudadas nos dentes, é fundamental. Muitas vezes nem a escovação é capaz de removê-las por completo. Por isso, nesses casos é ainda mais importante passar também o fio dental e até mesmo o enxaguante. Assim, fica mais fácil de evitar a formação de cáries.

Escovar os dentes antes de dormir

Não dá para deixar de escovar os dentes. Inclusive, o ideal mesmo é escová-los pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições. Porém, a escovação antes de dormir merece receber especial cuidado — e deve ter como aliada o fio dental, para remover o que não é possível alcançar de outro jeito!

Durante o sono, a produção de saliva é menor e, como já sabemos, esse ambiente é ideal para a proliferação de bactérias. Por isso, nada de comer doces e ir dormir. Mesmo que seja Halloween!

Ademais, não deixe de recomendar aos pacientes a ida regular ao dentista — pelo menos uma vez a cada 6 meses! Isso é essencial para manter a saúde da boca o ano inteiro.

Gostou das dicas? Confira nosso blog para mais e não deixe de visitar nossa loja online também, para tornar sua prática profissional mais completa e com a qualidade que você e seus clientes precisam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.