endodontia

O importante papel do motor endodôntico na endodontia

A endodontia demanda extrema habilidade e atenção para que cada procedimento apresente bons resultados. Mas isso não significa que precisamos ou podemos depender do trabalho manual. Ele nem sempre é uma boa alternativa. Os motores endodônticos, por exemplo, foram desenvolvidos para facilitar a prática profissional. Com eles, é possível utilizar limas acionadas mecanicamente, em vez das limas tradicionais.

A seguir, veremos em mais detalhes quais os benefícios trazidos por esse instrumento. Depois, ajudaremos você a desfrutar dessas facilidades dando algumas dicas para que possa escolher o melhor material para a sua prática. Confira!

As vantagens proporcionadas pelos motores à endodontia

Primeiramente, graças aos motores endodônticos, os procedimentos da área podem ser realizados com maior velocidade. Assim, já que a preparação não toma mais tanto tempo, os pacientes e os profissionais podem encontrar maior conforto e tranquilidade durante a prática.

Além disso, a rapidez também está associada à quantidade de ferramentas necessárias durante os processos de limpeza e modelagem. Pelo motor suprir diversas funções, as interrupções diminuem e a possibilidade de existir falhas ao longo dos tratamentos já não é tão grande.

A tecnologia acaba auxiliando a evitar a fadiga cíclica. Um problema comum de ocorrer durante tratamentos da endodontia e que resulta em ferramentas defeituosas ou separadas em canais difíceis.

Em resumo: a experiência positiva de diversos profissionais da endodontia, juntamente de algumas pesquisas, comprovam, realmente, o quanto a preparação, limpeza e a modelagem de canais radiculares apresentam um resultado muito melhor em razão do uso desses motores!

Dicas importantes para selecionar um motor endodôntico

Antes de mais nada, motores endodônticos podem ser sem fio ou com pedal. Assim, temos que alguns motores são controlados exclusivamente a partir da peça de mão, enquanto outros precisam do auxílio de um pedal. Essa pode ser uma característica importante da hora da escolha.

Outro ponto fundamental é o movimento de rotação do motor, que pode ser contínuo ou recíproco — também chamado de alterado. O movimento contínuo é uma função comum a todos os instrumentos. O movimento recíproco, por outro lado, é uma função presente em poucos aparelhos.

A função recíproca compreende um tipo de movimento mais recente e, portanto, atualizado. Em outras palavras, está mais preparado para os desafios diários da endodontia. As facilidades já mencionadas são aqui potencializadas, e a prática se torna mais segura e eficiente.

Por fim, começamos este blog falando da importância tanto do trabalho do profissional quanto dos instrumentos utilizados durante a prática endodôntica. Sem esquecer, claro, do quanto a tecnologia contribuiu positivamente. Então tenha bastante cuidado na hora de escolher o seu fornecedor de motor endodôntico.

Nós, da Odonto Master, trabalhamos somente com marcas de qualidade, porque sabemos de nossa responsabilidade para com os nossos clientes! Então pode confiar: visite nossa loja online e encontre seu motor endodôntico ideal, assim como tudo o que precisa para o seu consultório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.