dentística restauradora

A dentística restauradora e seus procedimentos mais comuns

A dentística restauradora é uma especialidade voltada para a reparação/substituição de dentes danificados ou ausentes. Ou seja, os profissionais dessa área da odontologia se concentram, principalmente, na remoção e reparação de cáries, assim como no reparo de traumas ou lesões. Mas essas são apenas algumas possibilidades.

Vale dizer também que a dentística restauradora envolve tratamentos de outras áreas odontológicas, tais como a endodontia e a periodontia. Isso se deve ao fato de que muitos pacientes precisam de cuidados que abrangem diversas especialidades, daí a necessidade de um tratamento multidisciplinar.

A seguir falaremos sobre os procedimentos mais comuns da área!

Dentística restauradora: procedimentos e tratamentos

As soluções restauradoras incluem pontes, coroas, implantes, colagem, entre outras. Confira com a gente algumas delas a seguir.

Coroa dentária

As coroas dentárias simulam a parte superior de um dente e podem vir acompanhadas de implantes, os quais funcionam como sua raiz. Dessa forma, é possível substituir essa estrutura caso seja perdida por causa de canais radiculares, cáries ou fraturas. Além disso, as coroas também são chamadas de capas dentárias por funcionarem como uma espécie de cobertura capaz de devolver o tamanho, a forma e a função de um dente.

Para determinar se a coroa dentária é a melhor alternativa para um paciente, é necessário considerar diversos fatores, tais como a função e localização do dente, o posicionamento do tecido gengival, a coloração dos dentes próximos, etc.

Implante dentário

Esse tipo de restauração dentística é indicada para pacientes que extraíram ou perderam um ou mais dentes. Os implantes possuem a forma de um parafuso e funcionam como uma raiz artificial, que dá o suporte necessário para a parte superior do dente que também será recolocada.

Esse procedimento é feito cirurgicamente, uma vez que o implante é colocado diretamente no maxilar, ligando-se ao osso. Cirurgiões orais e periodontistas são os responsáveis por realizar o procedimento.

Ponte dentária

As pontes dentárias substituem um ou mais dentes, mas são restaurações que envolvem sempre três ou mais dentes. Isso quer dizer que, enquanto substitui dentes ausentes, ela também precisa de dentes naturais em ambos os lados para obter o suporte necessário. É justamente por isso que recebe o nome de ponte.

As pontes dentárias são alternativas mais acessíveis do que os implantes. O tempo de recuperação é mais rápido. Porém, além de não terem uma aparência tão natural quanto o implante, também estão mais suscetíveis a fraturas e cáries.

Colagem dentária

Os procedimentos de colagem fazem uso de resina. Trata-se de um material especial, durável e com uma coloração muito próxima a do dente. Em sua essência, as colagens da dentística restauradora repararam dentes rachados, quebrados ou desgastados. E também preenchem pequenas lacunas entre os dentes, o que pode ser uma ótima solução para pacientes com diastema.

Dependendo de cada caso, pode-se recomendar diferentes tratamentos de colagem dentária.

Inlay e onlay

Inlays e onlays representam na dentística restauradora uma forma um pouco menos invasiva de recuperar a integridade e a função de um dente ausente/danificado. Normalmente, um preenchimento é aplicado diretamente no dente, mas os inlays e onlays são feitos sob medida em laboratório e depois cimentados no local. Por essa razão também são conhecidos como restauração em bloco, uma vez que se trabalha com modelos sob medida.

A diferença entre inlays e onlays é que um inlay é colocado dentro de uma cavidade no dente, enquanto um onlay substitui a parte superior do dente, as cúspides.

Podemos comprovar, portanto, que a tecnologia hoje proporciona diversas alternativas para que pacientes possam recuperar tanto a função quanto a aparência de seus dentes. Cabe aos especialistas auxiliá-los com a solução mais adequada!

Gostou do blog? O que acha de visitar nossa loja online? A Odontomaster trabalha apenas com o que há de melhor no mercado. Tudo para que você possa oferecer também os melhores resultados para os seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.