bomba a vácuo

Benefícios da bomba a vácuo e dicas para escolher a melhor para o seu consultório

Com a experiência, aprendemos muito. Por isso, em todo começo de carreira, por mais cuidadosos que sejamos, é muito difícil que não acabemos deixando passar detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia. Para um dentista não seria diferente. Você conhece a bomba a vácuo? Seja qual for sua resposta, é importante ter consciência de que é essencial contar com esse equipamento no seu consultório.

Ao contrário do que muitos acreditam, o compressor odontológico não deve trabalhar sozinho. Ele precisa trabalhar em conjunto com a bomba a vácuo, tanto para evitar sua sobrecarga quanto para facilitar a rotina de atendimento.

Neste blog, conheceremos um pouco mais sobre os benefícios da bomba a vácuo e também ajudaremos você a encontrar o melhor aparelho para o seu empreendimento. Confira!

Os benefícios da bomba a vácuo para sua prática diária

Compressor com maior vida útil

Os equipamentos odontológicos básicos não são suficientes para conduzir a prática profissional. Quando o orçamento é curto, é fácil cair na tentação de comprar apenas o que há de mais essencial. E realmente: seu consultório pode até funcionar, mas com o tempo os problemas começarão a surgir. E a interrupção ou atraso dos serviços será constante em razão de equipamentos com defeito.

No caso da bomba a vácuo, como já mencionamos, ela tem o importante papel de garantir o bom funcionamento do compressor. Caso contrário, ele irá se deteriorar mais facilmente, e a manutenção deverá ser constante. Com a bomba, você não terá problemas como esse — e não desperdiçará tempo e dinheiro.

Sucção mais eficiente

A bomba a vácuo também torna o processo de sucção da saliva mais eficiente e rápido. Com isso, o profissional pode realizar seu trabalho com igual eficiência, uma vez que o excesso de saliva e sangue deixa de ser um empecilho durante o atendimento.

Além disso, o próprio paciente se sente mais confortável. Os sugadores convencionais são desconfortáveis ao ponto de quase engasgarem quem o usa. Esse não é o caso da bomba a vácuo, que conta com um design vantajoso.

Biossegurança mais efetiva

Em qualquer ambiente hospitalar sempre haverá necessidade de uma preocupação maior com a limpeza em geral. Em consultórios dentários, ainda que o risco de contaminação seja muito menor, esse cuidado também deve existir. Até porque a presença da saliva, repleta de microrganismos, faz parte constante da prática, mesmo que o contato seja indireto.

Tendo isso em mente, é importante tomar as devidas medidas para evitar que doenças se espalhem entre os pacientes e os profissionais. Algo bem comum quando a sucção de saliva é pouco eficiente. Esse “simples” detalhe aumenta o risco de contaminação. Já que gotículas se espalham pela área ao redor mais facilmente, assim como pela roupa, chão e equipamentos.

E nós já sabemos que isso não aconteceu com a bomba a vácuo. Com ela, as chances de contaminação diminuem muito e todos ficam mais protegidos.

Ajuda a impedir o entupimento da rede de esgoto

Mesmo que alguns argumentem que atualmente muitos sugadores contêm filtro, o resultado ainda não é o mesmo. A bomba a vácuo continua a ser a melhor opção, especialmente por ser capaz de separar os detritos do conteúdo líquido. Fazendo com que não sejam desejados na rede de esgoto.

Assim, você evita dor de cabeça com entupimentos, que levam também a muitos outros problemas. Como mau cheiro e risco de proliferação de bactérias.

Como escolher a melhor bomba a vácuo para o seu consultório?

Agora que já sabemos o quanto a bomba a vácuo é importante, também precisamos saber como escolher a melhor. Só assim é possível garantir todos os seus benefícios.

Antes de tudo, fique de olho no material com o qual a bomba é produzida. É fundamental que ele seja resistente à corrosão. Sem contar que um aparelho livre de ruídos também vem a calhar para uma prática mais confortável.

Outro detalhe diz respeito à marca escolhida. Pesquise sobre sua reputação e também verifique se oferece assistência técnica especializada. De preferência uma perto de você, para que a manutenção do equipamento possa ser feita sem dificuldades.

Além disso, garanta que tenha o que é necessário no seu consultório para que a bomba a vácuo possa ser utilizada. A cadeira onde os atendimentos são realizados precisa contar com um kit de sucção instalado. Caso contrário, a bomba não funcionará.

Gostou? Está pronto para adquirir sua bomba a vácuo? Nós da Odontomaster também estamos prontos para te oferecer o que há de melhor. Convidamos você a visitar nossa loja online. Uma coisa já garantimos: trabalhamos somente com produtos de qualidade. Vem conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.