autoclave

Você sabe como escolher a melhor autoclave para o seu consultório?

A autoclave é um equipamento essencial para todo consultório odontológico. Uma vez que garante a segurança dos pacientes em todo e qualquer procedimento. A razão para isso é porque ela é responsável por esterilizar os materiais utilizados por meio do vapor saturado sob pressão. É importante citarmos esse detalhe já que trata-se do método mais utilizado, seguro e também econômico para a eliminação de microrganismos.

Saber de sua importância é, porém, só o primeiro passo. Agora é necessário fazer a escolha certa! Por isso, neste blog, ajudaremos você com algumas informações essenciais para que seja possível escolher a autoclave ideal!

Os tipos de autoclave

Antes de sabermos qual autoclave é a ideal para o seu consultório, precisamos entender um pouco mais sobre cada tipo disponível para a odontologia. A autoclave classe S, por exemplo, não é indicada para a prática odontológica. Assim, precisamos focar nas autoclaves classe N, também chamadas de gravitacionais, e nas autoclaves classe B, também conhecidas como autoclaves de pré-vácuo. Confira a seguir:

Autoclave gravitacional

A autoclave gravitacional é mais simples e compacta. Ela funciona da seguinte maneira: o ar que está no interior do equipamento é frio, ou seja, é denso. Então, quando o vapor que realiza a esterilização é injetado, esse ar mais pesado se acumula na área inferior da autoclave. Assim, ele pode ser liberado por meio de uma válvula localizada na parte debaixo do equipamento. Isto é, o ar sai graças à força da gravidade.

No entanto, há a possibilidade de nem todo o ar ser removido, o que pode comprometer o processo de esterilização. Especialmente para materiais densos e porosos. Sendo assim, recomendamos a autoclave gravitacional apenas para casos em que se pretende esterilizar embalados sólidos!

Autoclave de pré-vácuo

As autoclaves do tipo pré-vácuo são mais sofisticadas, por isso são ideais para profissionais que desejam investir em equipamentos mais avançados e de melhor qualidade para realizar a esterilização.

Elas podem se subdividir em três tipos:

  • Vácuo único: o ar do interior do equipamento é eliminado de uma só vez durante um curto período de tempo. Porém, há, também, a possibilidade de formação de bolsas de ar em razão da rapidez com que isso ocorre;
  • Vácuo fracionado: a remoção do ar ocorre ao mesmo tempo em que há a injeção fracionada de vapor. Como esse processo não ocorre de maneira tão rápida, as chances de se formar bolsas de ar são bem reduzidas;
  • Alto vácuo: o ar, em sua totalidade, é removido com o auxílio de uma bomba a vácuo. Dessa maneira, o vapor é colocado no equipamento sob alta pressão. Esta opção é a que mais oferece capacidade de sucção de ar, o que faz dela também a mais segura.

Qual a autoclave ideal para o meu consultório?

É necessário avaliar alguns fatores únicos, próprios do seu local de trabalho, para escolher a autoclave ideal. E agora que já conhecemos um pouco sobre cada tipo, isso fica bem mais fácil.

Primeiramente, você deve considerar o tipo de material que será esterilizado. Como vimos anteriormente, autoclaves gravitacionais não são recomendadas para esterilizar materiais porosos e densos. Além disso, qual a sua real preocupação com a esterilização dos itens que usa no dia a dia do seu consultório? Esse assunto é de extrema importância. Visto que a segurança dos pacientes depende disso. Então, investir em um modelo de maior qualidade é, sem dúvidas, a melhor opção.

Ademais, devemos também nos atentar ao tamanho dos pacotes que passarão pelo processo, ao tempo aproximado que se precisa que o procedimento seja realizado, assim como a frequência em que ele irá ocorrer. Isso é importante porque, além das características já vistas, as autoclaves também possuem tamanhos e capacidades diferentes. Assim sendo, se o seu consultório apresenta uma alta demanda de esterilização, o equipamento deverá ser maior.

Portanto, a dica mais importante agora é: avalie suas opções e necessidades com cuidado!

Caso tenha dúvidas, não hesite em contatar um especialista. Nós ficaríamos muito felizes em te ajudar. Fique à vontade para entrar em contato por chat, e-mail ou telefone! Assim, fazer a escolha ideal de autoclave para o seu consultório fica garantida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.