aparelho de ultrassom

Papel do aparelho de ultrassom na Endodontia

O foco principal dos procedimentos da Endodontia está nos canais radiculares. Os tratamentos estão voltados para sua limpeza, desinfecção e modelagem, os quais são finalizados com a obturação e restauração permanente do sistema de canais. Com isso, o dente danificado do paciente é restaurado, junto de suas funções. Trata-se de um trabalho delicado e fundamental. Justamente por isso que, ao longo dos anos, sempre houve tentativas de aperfeiçoá-lo. Para que assim pudesse ser mais simples e fácil, ao passo que também tornasse a modelagem e sanificação mais eficientes. Dentre os muitos empreendimentos, o aparelho ultrassom representou uma descoberta muito vantajosa!

Vejamos logo a seguir por que o aparelho de ultrassom se tornou um importante diferencial dentro da Endodontia!

Aparelho de ultrassom: segurança e eficiência

Há algumas décadas, a função do aparelho de ultrassom na odontologia se resumia, basicamente, a auxiliar nos tratamentos periodontais — o que, por sinal, ele fez e ainda faz muito bem. O equipamento possui, nesse caso, pontas especiais, que servem para realizar a raspagem sub gengival, assim como para remover cálculo dentário e pinos metálicos.

Mas isso mudou quando outras incorporações foram feitas para beneficiar igualmente a Endodontia! Mais especificamente uma nova engenharia de instrumentais.

Dentre essas renovações, foram incluídos insertos ultrassônicos que, bem diferente das ferramentas tradicionais, contam com pontas de dimensões bastante reduzidas. Antes era impossível limpar completamente as paredes dos canais radiculares, e o tratamento como um todo exigia muito mais esforço. Agora, é possível alcançar regiões que seriam de difícil acesso.

A variedade atual de insertos, com diversas formas e tamanhos, torna o uso das ferramentas mais desenvolto no interior dos canais. Tudo graças à composição extremamente complexa desses instrumentos.

Uma consequência óbvia dessa mudança é que passa a ser possível trabalhar com maior rapidez e eficiência. Algo que, além de trazer mais conforto e segurança para o paciente, também reduz a fadiga do profissional, que poderia ver sua habilidade prejudicada pelo esforço continuado.

Porém, somado a um acesso facilitado e seguro à câmara pulpar, o aparelho de ultrassom também auxilia outros procedimentos:

  • Melhor distribuição de medicamentos intracanais nos túbulos dentinários;
  • Remoção de tecidos cariados, materiais restauradores, selamentos coronários provisórios, retentores intrarradiculares, próteses fixas e instrumentos fraturados;
  • Remoção de nódulos pulpares e dentina localizados na entrada dos canais radiculares;
  • Osteotomia;
  • Ativação ultrassônica de substâncias irrigadoras;
  • Preparo de regiões de istmo;
  • Ressecção radicular;
  • Obturação e desobturação endodôntica;
  • Retropreparo do material retrobturador, assim como sua colocação na cavidade retro preparada.

Tendo em vista cada uma dessas aplicações, a Endodontia ganha como um todo a possibilidade de contar com tratamentos com maior certeza de sucesso! Já que os procedimentos passam a ser mais controláveis.

Não precisamos falar mais nada, não é? O aparelho de ultrassom é mais do que um aliado desejável! Por isso, nós convidamos você a visitar nossa loja online para dar uma olhada nos melhores aparelhos de ultrassom do mercado!

A OdontoMaster sempre faz a melhor seleção para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.