Aparelho de ultrassom

O aparelho de ultrassom pode ser parte importante do seu consultório!

Os aparelhos de ultrassom estão entre os muitos instrumentos tecnológicos que vêm beneficiando significativamente o tratamento de pacientes. A odontologia é uma das muitas áreas que encontra diversos benefícios com o seu uso, seja durante procedimentos corriqueiros, seja durante tratamentos mais complexos. Em qualquer dos casos, o ultrassom faz muita diferença.

Tendo em vista avanços como esse, os pacientes esperam receber os melhores cuidados, especialmente quando se trata da saúde. Sendo assim, os aparelhos de ultrassom, que um dia podiam ser considerados um diferencial, agora marcam presença nos melhores consultórios odontológicos.

Vejamos a seguir mais alguns detalhes dessa importante parte do seu consultório!

A função do aparelho de ultrassom na odontologia

O aparelho de ultrassom é utilizado para realizar diagnósticos com maior assertividade. Isso é possível porque ele produz ondas ultrassônicas, que são enviadas diretamente sobre o tecido que se deseja avaliar. Como resposta, recebe-se ecos sonoros, os quais formam uma imagem. Isso torna possível estudar a região em detalhes e precisão.

Além disso, na área da odontologia, é comum usar o ultrassom para fazer uma profilaxia de qualidade. Antigamente, a limpeza feita para remover a placa bacteriana e o tártaro da superfície do dente era realizada por meio de um trabalho manual. Feito com o uso de “faquinhas”. Esse não era um método nada confortável para os pacientes. E tampouco era eficaz. Por isso não é mais tão indicado.

O aparelho de ultrassom executa um trabalho muito mais eficiente nesse sentido. Ele produz ondas sonoras de alta frequência que, em contato com a região pretendida, são capazes de remover as placas de tártaro. Assim, um procedimento tão frequente pode também ser feito com mais rapidez e conforto.

Mas esses não são os únicos usos possíveis do ultrassom pela odontologia. Veja a seguir.

O aparelho de ultrassom na endodontia

O aparelho de ultrassom também é bastante útil para uma área mais específica da odontologia: a endodontia. A endodontia está voltada para o cuidado com a polpa dentária.

A polpa compreende uma camada interna do dente. Por isso, a cárie é um dos principais problemas associados a essa região. A cárie, por sua vez, apresenta diferentes graus de gravidade. Quando o caso é mais simples, o dentista consegue oferecer o tratamento adequado. Mas quando o paciente está com um estágio mais avançado da doença, o recomendado é direcioná-lo a um especialista. Isto é, o endodontista.

Graças ao ultrassom, é possível ter acesso facilitado à câmara pulpar. Dessa forma, as patologias que afetam a região (dentes cariados, nódulos pulpares etc.) podem ser estudadas individualmente. Isso proporciona tratamentos direcionados e adequados para cada caso.

Vantagens do aparelho de ultrassom:

  • não é invasivo;
  • não faz uso de radiação ionizante;
  • não apresenta resultados nocivos importantes;
  • gera imagens anatômicas;
  • permite o estudo de diversas estruturas corporais.

O modelo ideal para o seu consultório

As opções disponíveis no mercado são variadas e, por isso, quando chega na hora de fazer a escolha ideal, você pode ficar na dúvida. Nesse caso, o melhor é visitar uma loja especializada. Assim, você pode ser auxiliado por quem entende do assunto.

Nós, da OdontoMaster, por exemplo, selecionamos e oferecemos os melhores produtos, para que nossos clientes possam sempre contar com opções de qualidade. Não tem erro! Quer escolher o modelo de aparelho de ultrassom que você precisa para o seu consultório? Visite nossa página e nos envie uma mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.